Notícias do mercado imobiliário

Como funciona a Locação?




O processo de locação se inicia no momento em que o proprietário começa divulgar seu imóvel aos possíveis interessados. Normalmente os imóveis são divulgados em portais imobiliários e sites especializados em imóveis.

Após iniciar o processo de divulgação, possíveis interessados realizarão visitas para verificar se o imóvel escolhido está adequado às suas necessidades. 

Com o imóvel escolhido, o interessado envia ao proprietário uma proposta e as condições que gostaria de concretizar a Locação.

Entenda como funciona o Contrato de Locação;

Locador - Proprietário do imóvel, aquele que coloca seu imóvel para alugar e mediante o Contrato de Locação cede ao locatário o uso do imóvel locado.
O locador precisa apresentar alguns documentos para confirmar ser o proprietário e para elaboração do Contrato de Locação.

Locatário - Interessado que procura o imóvel para locar, também conhecido como inquilino.
Para concluir a locação o interessado precisa apresentar seus documentos pessoais e comprovação de renda.

TIPOS DE GARANTIA
Conforme Lei do inquilinato, no Contrato de Locação o locador poderá exigir do Locatário as seguintes modalidades de garantia:

I - Caução (A caução em dinheiro não poderá exceder o equivalente a três meses de aluguel).
II - Fiança (Fiador precisa apresentar alguns documentos para comprovar que possui renda compatível com a locação e possua imóvel quitado).
III - Seguro de Fiança Locatícia.
IV - Título de Capitalização
É vedada, sob pena de nulidade, mais de uma das modalidades de garantia num mesmo contrato de locação.

Prazo de Locação -A Lei do Inquilinato indica como prazo de locação o período de 30 meses e informa quais são as obrigações do Locador e Locatário.

Para seguir com o processo de Locação, o Locatário/Fiador terão seus documentos analisados para confirmar as informações cadastrais e financeiras (comprovar renda mínima de 3 vezes o valor total - aluguel + condomínio + IPTU).

Com todos os documentos corretos e analise cadastral favorável, o Contrato de Locação será enviado para análise e aprovação das partes.

Após uma verificação detalhada do documento, o Contrato poderá ser assinado.
Atualmente a maioria das imobiliárias estão trabalhando com assinatura eletrônica, pois agiliza o processo de assinatura e conta com vários benefícios.

Tudo certo com as assinaturas, as chaves do imóvel serão entregues ao Locatário que precisará efetuar a troca de titularidade da conta de Luz e Gás









16/03/2021